Me chame pelo Whatsapp!
Saiba como otimizar o trabalho da sua equipe
12/7/2014

 

Saiba como otimizar o trabalho da sua equipe

 

A força de um grupo está em explorar o que cada um tem de melhor e transformar isso em algo muito maior. Não é a simples soma de todos os talentos, mas a reunião das características individuais da forma correta. Caso contrário, podemos ver uma equipe cheia de pessoas extremamente competentes, mas com baixa produtividade. Aqui abaixo vamos dar algumas diretrizes para otimizar o trabalho da sua equipe.

 

Identifique os talentos

 

Aquele funcionário pode parecer muito bom, só que é preciso saber qual é o verdadeiro talento dele. Sabe falar muito bem em público? Tem um excelente poder de persuasão? É extremamente organizado? Suporta bem a pressão? Fique sempre atento ao que os seus funcionários têm de melhor a oferecer e na hora certa explore isso da forma mais eficaz. Talvez a sua melhor vendedora não adpte-se bem ao cargo de gerente, por exemplo.

 

Dê autoridade aos funcionários

 

Uma equipe deve ter poder de decisão, caso contrário não terá motivação suficiente para seguir adiante, propor novas ideias e ousar. As equipes mais eficazes são aquelas que entendem que estão fazendo um trabalho importante para a empresa e que estão realmente participando de decisões importantes. É interessante, por exemplo, envolver as vendedoras no processo de compra. Elas têm contato direto com o cliente e sabem de suas necessidades e expectativas.Longe de perder o controle, ao dar as rédeas da situação a um grupo, você pode gastar o tempo em coisas mais importantes. Não perca, no entanto, o contato com a equipe. Permaneça  sempre informado sobre os progressos e os resultados obtidos.

 

Mantenha a equipe unida

 

Para continuar a ser um time unido, é importante saber e entender os objetivos ou preocupações de cada funcionário e tentar resolver os problemas assim que apareçam. Por exemplo, uma decisão teve que ser tomada e pode desagradar a alguns. É essencial que esse desagrado inicial não se transforme em um problema de relacionamento na equipe. Ensine a todos a aceitar as decisões, entender as divergências, mas a dar o melhor de si para que tudo dê certo. Explique que o consenso pode não existir, mas que isso não pode ser empecilho para um resultado final positivo. Se a empresa ganha, todos ganham.

 

Incentive-os

 

Motivar os funcionários não é tarefa fácil e deve ser feito de forma constante. Um dos artifícios é acatar as suas sugestões para que vejam que elas são levadas em consideração. Em reuniões, por exemplo, incentive-os a fazer perguntas. Algumas empresas marcam reuniões com funcionários de diversos departamentos e de todos os níveis hierárquicos. Às vezes, ouvir o ponto de vista de alguém menos experiente pode ajudar a equipe a chegar a uma idéia que de outra forma teria sido esquecida.

 

Forneça as ferramentas

 

Por vezes o sucesso do trabalho não depende apenas do talento humano. É preciso fornecer aos funcionários as ferramentas necessárias para que exerçam bem a função que lhes foi dada. Por exemplo, se você tiver um software de gestão (que controle finanças, fluxo de mercadorias etc), o trabalho dos funcionários não poderia ser feito de forma mais rápida? Um bom exemplo é o levantamento de estoque para formulação de reposições e novos pedidos. Se a empresa tiver um software de gestão ou planilha de controle, essa tarefa se torna mais eficiente e as reposições podem ser feitas mais direcionadas com os produtos que mais venderam no período, evitando também que a loja fique sem mercadorias importantes. Pense nisso.

Gostou das nossas sugestões? Você já coloca em prática algumas dessas idéias na sua empresa? Caso tenha novas formas de otimizar o tempo da equipe, deixe aqui nos comentários.

 

Não há comentários para este post, seja o primeiro!
Nome
E-mail
Seu e-mail não será exibido.
Comentário
© Copyright 2020 | Arte Minas Bordados - Todos os direitos reservados      CNPJ: 71.174.213/0001-88