Saiba como otimizar o trabalho da sua equipe

 

A força de um grupo está em explorar o que cada um tem de melhor e transformar isso em algo muito maior. Não é a simples soma de todos os talentos, mas a reunião das características individuais da forma correta. Caso contrário, podemos ver uma equipe cheia de pessoas extremamente competentes, mas com baixa produtividade. Aqui abaixo vamos dar algumas diretrizes para otimizar o trabalho da sua equipe.

 

Identifique os talentos

 

Aquele funcionário pode parecer muito bom, só que é preciso saber qual é o verdadeiro talento dele. Sabe falar muito bem em público? Tem um excelente poder de persuasão? É extremamente organizado? Suporta bem a pressão? Fique sempre atento ao que os seus funcionários têm de melhor a oferecer e na hora certa explore isso da forma mais eficaz. Talvez a sua melhor vendedora não adpte-se bem ao cargo de gerente, por exemplo.

 

Dê autoridade aos funcionários

 

Uma equipe deve ter poder de decisão, caso contrário não terá motivação suficiente para seguir adiante, propor novas ideias e ousar. As equipes mais eficazes são aquelas que entendem que estão fazendo um trabalho importante para a empresa e que estão realmente participando de decisões importantes. É interessante, por exemplo, envolver as vendedoras no processo de compra. Elas têm contato direto com o cliente e sabem de suas necessidades e expectativas.Longe de perder o controle, ao dar as rédeas da situação a um grupo, você pode gastar o tempo em coisas mais importantes. Não perca, no entanto, o contato com a equipe. Permaneça  sempre informado sobre os progressos e os resultados obtidos.

 

Mantenha a equipe unida

 

Para continuar a ser um time unido, é importante saber e entender os objetivos ou preocupações de cada funcionário e tentar resolver os problemas assim que apareçam. Por exemplo, uma decisão teve que ser tomada e pode desagradar a alguns. É essencial que esse desagrado inicial não se transforme em um problema de relacionamento na equipe. Ensine a todos a aceitar as decisões, entender as divergências, mas a dar o melhor de si para que tudo dê certo. Explique que o consenso pode não existir, mas que isso não pode ser empecilho para um resultado final positivo. Se a empresa ganha, todos ganham.

 

Incentive-os

 

Motivar os funcionários não é tarefa fácil e deve ser feito de forma constante. Um dos artifícios é acatar as suas sugestões para que vejam que elas são levadas em consideração. Em reuniões, por exemplo, incentive-os a fazer perguntas. Algumas empresas marcam reuniões com funcionários de diversos departamentos e de todos os níveis hierárquicos. Às vezes, ouvir o ponto de vista de alguém menos experiente pode ajudar a equipe a chegar a uma idéia que de outra forma teria sido esquecida.

 

Forneça as ferramentas

 

Por vezes o sucesso do trabalho não depende apenas do talento humano. É preciso fornecer aos funcionários as ferramentas necessárias para que exerçam bem a função que lhes foi dada. Por exemplo, se você tiver um software de gestão (que controle finanças, fluxo de mercadorias etc), o trabalho dos funcionários não poderia ser feito de forma mais rápida? Um bom exemplo é o levantamento de estoque para formulação de reposições e novos pedidos. Se a empresa tiver um software de gestão ou planilha de controle, essa tarefa se torna mais eficiente e as reposições podem ser feitas mais direcionadas com os produtos que mais venderam no período, evitando também que a loja fique sem mercadorias importantes. Pense nisso.

Gostou das nossas sugestões? Você já coloca em prática algumas dessas idéias na sua empresa? Caso tenha novas formas de otimizar o tempo da equipe, deixe aqui nos comentários.

 

Lançamento Coleção Primavera / Verão

FIT 0/16 - 02 a 05 de Junho - Expo Center Norte - São Paulo - SP
 
A nova coleção é marcada por pássaros, que simbolizam leveza, angelitude e amizade.
 
A realeza está de volta com suas coroas, que anunciam a chegada de um príncipe / princesa às famílias.
 
A Linha Classic ganha novas combinações de tecidos, inspirando muito requinte ao enxoval do bebê.
 
Os Bordados se mantêm como diferencial, ganhando mais qualidade em sua produção.
 
As Saídas Maternidade vê com uma maior variedade de modelos clássicos e modernos.
 
Preparamos tudo com muito carinho para encantá-los!

Já conhece a nova linha Classic desenvolvida para a Coleção Outono / Inverno 2013?!

São lindas estampas que transmitem delicadeza e requinte para o quartinho do bebê.

Para ficar com gostinho de quero mais...conheça a Coleção Sofia!

Acesse o catálogo virtual e encante-se com todas as novidades desta coleção!!!

 

© Copyright 2019 | Arte Minas Bordados - Todos os direitos reservados      CNPJ: 71.174.213/0001-88