A internet revolucionou a forma como o mundo faz negócios. Desde a redução de custos, passando pela conquista de novos clientes até o fortalecimento da marca, as maneiras como as empresas utilizam a web são inúmeras e as vantagens são inegáveis. Não dá para ficar de fora dessa. A sua loja, por exemplo, já está conectada? Confira abaixo alguns argumentos que mostram o quanto a internet é benéfica para a sua empresa.

 

 

Conquistar mais clientes

Qual loja não quer vender mais? Se você também está à procura de mais consumidores ou até mesmo de novos parceiros comerciais, a sua empresa precisa estar onde todos estão. As medições de audiência dão conta de que os usuários ativos de internet no Brasil ultrapassam 60 milhões. A tendência é só aumentar com a entrada das classes C e D. Se todos estão conectados, a sua loja deve estar.

 

Trazer praticidade para o consumidor

Com a internet, o cliente ganha em praticidade. É possível ver os produtos através de catálogos virtuais, fazer a sua escolha e realizar o pedido pelo próprio sistema online. Isso gera facilidade para o cliente, que pode comprar de onde ele estiver, e também faz com que a sua loja atinja regiões mais diversas e, claro, saia na frente da concorrência.

 

Passar credibilidade

Hoje em dia, quando os consumidores não conseguem encontrar uma empresa online ficam com um pé atrás. Já começa a bater uma desconfiança. Será que essa empresa realmente existe? Posso confiar nela? Ela está tentando me enganar? As pessoas estão mais céticas do que nunca. Mesmo quando os consumidores não compram na internet, é comum pesquisarem na rede antes de tomarem a decisão de ir à loja física. Ter um bom site significa muito para passar credibilidade aos seus clientes.

 

Construir a sua marca

A web é ótima maneira de construir a sua marca com uma visibilidade jamais imaginada antes. O site pode ser a sua vitrine, mas com possibilidades muito maiores. Você vai poder dar cara ao seu logotipo, a sua filosofia, mostrar projetos paralelos da loja. Ou seja, criar uma identidade visual e passar informação de uma forma bem eficaz. Websites são flexíveis e podem crescer na mesma proporção que a sua loja evolui. Dá para começar com um simples e ir desenvolvendo para um mais complexo.

 

Abrir 24h

Você já tinha imaginado sua loja aberta 24h por dia? Muito complicado? Nem tanto. A internet permite isso. Mesmo fora do horário comercial, os seus clientes vão poder mandar mensagem, olhar os produtos e se informar (reduzindo o esforço de venda) ou até mesmo comprar se você resolver investir em uma seção de compras online. Isso é comodidade para os seus clientes.

 

Redução de custos

O comércio eletrônico trouxe uma série de vantagens ao possibilitar uma operação mais enxuta. Colocar um site de vendas é ampliar a sua empresa sem precisar alugar um imóvel ou contratar muitos funcionários. Entretanto, os gastos não vão se resumir apenas a ferramentas de tecnologia, criação de conteúdo. É preciso investir em conhecimento de gestão para administrar bem a sua loja virtual. Não se esqueça!

 

Ampliação geográfica

Imagine um ponto comercial com uma vitrine disponível no Brasil inteiro? A internet proporciona isso. Os seus clientes não serão mais apenas aqueles que passam ali na frente da loja, eles estarão em todo o Brasil. Vale lembrar que os sistemas de entrega podem ser feitos por meio de parcerias com empresas de logística. É possível entregar sim do outro lado do país.

 

Está convencido de que a internet é uma ótima ferramenta para a sua loja? Conte-nos a sua experiência com a web aqui nos comentários.

 

 

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O que não pode faltar da administração da sua empresa? Confira aqui práticas de como melhorar a gestão do seu negócio que devem ser adotadas tanto pelo pequeno empreendedor até pelas maiores cadeias multinacionais.

 

Planejamento Estratégico

É impossível falar de gestão de uma empresa sem falar em planejamento. É muito importante definir qual é a visão, missão e negócio da sua, bem como desenvolver uma estratégia para atingir esses pontos. Para isso existem desde métodos mais simples, como a elaboração de um plano de ação, até métodos mais complexos, como uma análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças).

 

Controle de Estoque

Um erro que é muito frequente em empresas de qualquer tamanho é a má gestão do estoque. Nem sempre ter tudo e em excesso é a melhor jogada, pois deve-se lembrar sempre que estoque é dinheiro parado. A ideia principal é ter aquilo que tem mais movimentação, sempre mantendo um estoque de segurança e fazendo uma reposição assim que se atinja esse limite. Também é importante levar em conta o tempo de entrega do fornecedor para calcular esse ponto.

 

Fluxo de Caixa

Uma ferramenta importantíssima para qualquer gestor, e que muitas vezes é deixada de lado, é o fluxo de caixa. Como o próprio nome já indica, ele é o movimento de entrada e saída do dinheiro na empresa, e a sua boa gestão significa atrasar ao máximo possível os gastos enquanto tenta-se antecipar os recebimentos. É muito importante controlá-lo de maneira efetiva a fim de sempre ter um registro para onde vai e de onde veio o dinheiro da empresa para que se possa controlar e evitar possíveis vazamentos.

 

Comunicação Interna

Outro erro comum em empresas de todos os portes é a falta de comunicação. Ela pode fazer com que o problema mais simples se torne muito maior. Incentivar a comunicação é essencial para que exista sempre um fluxo de informação, pois é através dela que o cenário atual da empresa pode ser compreendido e novas ações podem ser tomadas, sejam elas em busca de algum erro detectado por alguém ou alguma oportunidade que estava passando despercebida.

 

Comunicação Externa

Assim como é importante manter o fluxo de informação na empresa, é preciso fazer com que o seu negócio seja conhecido. Identificar quem é o seu público alvo e estudar quais são os meios para atingí-lo é uma peça chave para o sucesso da organização. É vital também abrir um canal de comunicação pelo qual o cliente também possa se manifestar e dar opinião a respeito do produto ou da empresa. Dessa forma é possível moldar a inteiração com o consumidor de maneira eficaz.

 

Recursos Humanos

Não importa qual seja o seu negócio, uma coisa é certa: ela possui funcionários. E lidar com pessoas é sempre um tema muito sensível, pois cada uma delas é diferente da outra e saber como é o perfil de cada colaborador é importante para garantir o melhor aproveitamento possível desse recurso importantíssimo da empresa. É necessário também criar e manter controles para organizar e gerir os funcionários, para sempre mantê-los motivados e para que eles saibam qual o seu papel dentro da empresa.

 

E o que você achou das dicas? Existe alguma que se aplica no departamento administrativo e que não foi citada? Deixe nos comentários a sua experiência!

 

Saiba como otimizar o trabalho da sua equipe

 

A força de um grupo está em explorar o que cada um tem de melhor e transformar isso em algo muito maior. Não é a simples soma de todos os talentos, mas a reunião das características individuais da forma correta. Caso contrário, podemos ver uma equipe cheia de pessoas extremamente competentes, mas com baixa produtividade. Aqui abaixo vamos dar algumas diretrizes para otimizar o trabalho da sua equipe.

 

Identifique os talentos

 

Aquele funcionário pode parecer muito bom, só que é preciso saber qual é o verdadeiro talento dele. Sabe falar muito bem em público? Tem um excelente poder de persuasão? É extremamente organizado? Suporta bem a pressão? Fique sempre atento ao que os seus funcionários têm de melhor a oferecer e na hora certa explore isso da forma mais eficaz. Talvez a sua melhor vendedora não adpte-se bem ao cargo de gerente, por exemplo.

 

Dê autoridade aos funcionários

 

Uma equipe deve ter poder de decisão, caso contrário não terá motivação suficiente para seguir adiante, propor novas ideias e ousar. As equipes mais eficazes são aquelas que entendem que estão fazendo um trabalho importante para a empresa e que estão realmente participando de decisões importantes. É interessante, por exemplo, envolver as vendedoras no processo de compra. Elas têm contato direto com o cliente e sabem de suas necessidades e expectativas.Longe de perder o controle, ao dar as rédeas da situação a um grupo, você pode gastar o tempo em coisas mais importantes. Não perca, no entanto, o contato com a equipe. Permaneça  sempre informado sobre os progressos e os resultados obtidos.

 

Mantenha a equipe unida

 

Para continuar a ser um time unido, é importante saber e entender os objetivos ou preocupações de cada funcionário e tentar resolver os problemas assim que apareçam. Por exemplo, uma decisão teve que ser tomada e pode desagradar a alguns. É essencial que esse desagrado inicial não se transforme em um problema de relacionamento na equipe. Ensine a todos a aceitar as decisões, entender as divergências, mas a dar o melhor de si para que tudo dê certo. Explique que o consenso pode não existir, mas que isso não pode ser empecilho para um resultado final positivo. Se a empresa ganha, todos ganham.

 

Incentive-os

 

Motivar os funcionários não é tarefa fácil e deve ser feito de forma constante. Um dos artifícios é acatar as suas sugestões para que vejam que elas são levadas em consideração. Em reuniões, por exemplo, incentive-os a fazer perguntas. Algumas empresas marcam reuniões com funcionários de diversos departamentos e de todos os níveis hierárquicos. Às vezes, ouvir o ponto de vista de alguém menos experiente pode ajudar a equipe a chegar a uma idéia que de outra forma teria sido esquecida.

 

Forneça as ferramentas

 

Por vezes o sucesso do trabalho não depende apenas do talento humano. É preciso fornecer aos funcionários as ferramentas necessárias para que exerçam bem a função que lhes foi dada. Por exemplo, se você tiver um software de gestão (que controle finanças, fluxo de mercadorias etc), o trabalho dos funcionários não poderia ser feito de forma mais rápida? Um bom exemplo é o levantamento de estoque para formulação de reposições e novos pedidos. Se a empresa tiver um software de gestão ou planilha de controle, essa tarefa se torna mais eficiente e as reposições podem ser feitas mais direcionadas com os produtos que mais venderam no período, evitando também que a loja fique sem mercadorias importantes. Pense nisso.

Gostou das nossas sugestões? Você já coloca em prática algumas dessas idéias na sua empresa? Caso tenha novas formas de otimizar o tempo da equipe, deixe aqui nos comentários.

 

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