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4 passos para fidelizar clientes
14/4/2015

Tão importante quanto criar estratégias para atrair novos clientes e fazê-los conhecer o seu estabelecimento, é criar estratégias para manter os clientes antigos, que já conhecem seus produtos e o seu atendimento. Se você não estabelece uma relação diferenciada com as mamães que frequentam a sua loja de enxovais e roupas para bebês, infelizmente elas se sentirão livre para buscar outras opções junto à concorrência. Portanto, é importante pensar em modos de fidelizar as suas clientes e estabelecer com elas uma relação de parceria e vantagens para ambos os lados. Quer saber como? Confira nossos passos para alcançar esse objetivo!

Cadastro de clientes

O primeiro passo rumo à fidelização dos seus clientes é a realização de um cadastro no momento da compra. O primeiro cadastro é feito com os principais dados, principalmente endereço e e-mail para que você possa direcionar suas campanhas e promoções. Caso o cliente já tenha cadastro, apenas registre as datas das compras que são realizadas na sua loja, que marcarão a assiduidade de seu consumo na loja.

Criação de promoções exclusivas

A partir da lista de clientes cadastrados, o próximo passo é mostrar a eles que comprar em sua loja significa vantagens exclusivas para quem já é cliente e conhece os seus produtos. Assim, além das promoções feitas para as pessoas em geral, a criação de promoções exclusivas para clientes tem um efeito psicológico bastante significativo, pois os clientes sentem-se presenteados e especiais com as campanhas próprias para eles. Desse modo, eles se sentirão parte de uma comunidade e estabelecerão uma relação de confiança e fidelidade com o seu estabelecimento.

Criação de um plano de fidelização

Um plano concreto de fidelização pode ser ainda mais eficaz do que as promoções exclusivas que ocorrem sem muita regularidade. Com um plano de fidelização, as clientes podem, por exemplo, acumular pontos através das compras e trocarem por mercadorias relacionadas ao número de pontos acumulados. O critério será o de quanto mais pontos, mais caro e especial será o produto. Isso incentivará as clientes a sempre comprarem em sua loja para, justamente, acumularem o máximo de pontos para trocarem pelo presente mais especial que espera por elas e pelo seu bebê!

O plano de fidelização pode ser realizado através de cartões fidelidade ou através de um número pessoal que será acessado a cada compra que, por sua vez, serão registradas para a acumulação de pontos. A criação de um site da loja para a cliente acessar seu perfil e os brindes disponíveis para a troca é um modo e tanto de garantir a fidelização e gerar empolgação em suas clientes prestes a tornarem-se fiéis de sua marca!

Atendimento

Esse é o passo mais óbvio e mais importante para a fidelização de clientes. Pense na sua experiência como consumidor e veja se você voltou às lojas onde os atendentes te trataram mal, com falta de paciência e sem a devida atenção. Com certeza você não voltou, certo? E ao contrário, pense nas lojas onde o atendimento é sempre cordial, atencioso e personalizado. Certamente você retornou à loja e a recomendou para seus amigos e amigas, correto? Pois bem, essa é a estratégia de fidelização mais antiga e eficaz, para além dos recursos de marketing e outras estratégias. Preze sempre pelas boas relações e tenha sempre suas clientes por perto!

E então, o que achou de nossos passos para fidelizar clientes à sua loja? Está pronto para iniciar as estratégias e também para ajustar o seu atendimento ao que as clientes desejam e merecem? Conte pra nós através dos comentários!

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