Muitos lojistas ficam em dúvida se vale a pena ou não participar de feiras de negócios. A resposta é sim, é muito importante participar. Existem vários motivos que tornam esses encontros bem produtivos e eles vão desde incrementar a rede de contatos, marcar presença como marca, até se manter atualizado sobre as tendências do mercado. Essas são iniciativas que podem fazer toda a diferença no sucesso do seu negócio. No post de hoje, vamos mostrar porque você não deve desprezar esses eventos. Aguardamos a sua visita na FIT 0/16!

 

Manter a rede de contatos atualizada

Mesmo que você não tenha comprado um stand de exposição, pode dar uma passada na feira para fazer networking. É sempre bom conhecer pessoas que trabalham no mesmo segmento que você. Em nenhuma outra ocasião haverá tanta gente da mesma área reunida em um mesmo lugar.

Portanto, vale a pena trocar ideias e fazer social, pois essas são excelentes oportunidades para dar uma conferida e avaliar se sua loja está indo contra ou a favor da maré. Como os outros lojistas estão fazendo para enfrentar a concorrência? Como eles têm se aproximado dos clientes? Quais as estratégias e comunicação? Converse e fique sabendo!

Participar de ciclos de palestras

Lembre-se que muitas dessas feiras também reúnem ciclos de palestras e você vai poder ouvir especialistas em assuntos de marketing, técnicas de vendas, relacionamento com funcionários e por aí vai. Com certeza é bem produtivo e informação nunca é demais.

Chance de conhecer novos fornecedores

Eles estarão por lá aos montes, seja em stands ou pelos corredores. Entenda que tê-los reunidos em um único espaço facilita muito a sua vida na hora de escolher. Pegue todos os contatos e se for preciso marque encontros para saber mais sobre cada um. Se você está em busca de diversificar sua rede de fornecedores, esta é a oportunidade ideal.

Ficar por dentro das novas tendências

Pode ter certeza de que o que há de mais moderno no mundo dos bebês estará na feira. Muitos dos expositores participam também de feiras internacionais e trazem novidades fresquinhas de outros cantos do mundo. Dar uma olhadinha é uma maneira de se manter atualizado quanto às tendências.

Promover a marca é uma das vantagens

Se você quer sair do anonimato, participe de eventos. A feira é uma boa ocasião para você se fazer conhecer e promover sua marca. Pode ser como expositor (mesmo que seja um stand pequeno) ou como visitante. Participar de feiras de negócios é também uma ferramenta de marketing, pense nisso.

Possibilidade de fechar contratos nas rodadas de negócios

Não se engane, as feiras podem ser um ótimo caminho para fechar negócios concretos. Muitos desses eventos têm as chamadas rodadas de negócio, que colocam fornecedores e compradores frente a frente para negociar. É ou não é uma boa maneira de conseguir preços mais baratos e comprar novidades?

Por isso sempre que você puder tente se manter antenado sobre as feiras do setor e use essa participação a seu favor. Você já participou desse tipo de feira? Teve uma experiência produtiva? Deixe o seu comentário!

Tão importante quanto criar estratégias para atrair novos clientes e fazê-los conhecer o seu estabelecimento, é criar estratégias para manter os clientes antigos, que já conhecem seus produtos e o seu atendimento. Se você não estabelece uma relação diferenciada com as mamães que frequentam a sua loja de enxovais e roupas para bebês, infelizmente elas se sentirão livre para buscar outras opções junto à concorrência. Portanto, é importante pensar em modos de fidelizar as suas clientes e estabelecer com elas uma relação de parceria e vantagens para ambos os lados. Quer saber como? Confira nossos passos para alcançar esse objetivo!

Cadastro de clientes

O primeiro passo rumo à fidelização dos seus clientes é a realização de um cadastro no momento da compra. O primeiro cadastro é feito com os principais dados, principalmente endereço e e-mail para que você possa direcionar suas campanhas e promoções. Caso o cliente já tenha cadastro, apenas registre as datas das compras que são realizadas na sua loja, que marcarão a assiduidade de seu consumo na loja.

Criação de promoções exclusivas

A partir da lista de clientes cadastrados, o próximo passo é mostrar a eles que comprar em sua loja significa vantagens exclusivas para quem já é cliente e conhece os seus produtos. Assim, além das promoções feitas para as pessoas em geral, a criação de promoções exclusivas para clientes tem um efeito psicológico bastante significativo, pois os clientes sentem-se presenteados e especiais com as campanhas próprias para eles. Desse modo, eles se sentirão parte de uma comunidade e estabelecerão uma relação de confiança e fidelidade com o seu estabelecimento.

Criação de um plano de fidelização

Um plano concreto de fidelização pode ser ainda mais eficaz do que as promoções exclusivas que ocorrem sem muita regularidade. Com um plano de fidelização, as clientes podem, por exemplo, acumular pontos através das compras e trocarem por mercadorias relacionadas ao número de pontos acumulados. O critério será o de quanto mais pontos, mais caro e especial será o produto. Isso incentivará as clientes a sempre comprarem em sua loja para, justamente, acumularem o máximo de pontos para trocarem pelo presente mais especial que espera por elas e pelo seu bebê!

O plano de fidelização pode ser realizado através de cartões fidelidade ou através de um número pessoal que será acessado a cada compra que, por sua vez, serão registradas para a acumulação de pontos. A criação de um site da loja para a cliente acessar seu perfil e os brindes disponíveis para a troca é um modo e tanto de garantir a fidelização e gerar empolgação em suas clientes prestes a tornarem-se fiéis de sua marca!

Atendimento

Esse é o passo mais óbvio e mais importante para a fidelização de clientes. Pense na sua experiência como consumidor e veja se você voltou às lojas onde os atendentes te trataram mal, com falta de paciência e sem a devida atenção. Com certeza você não voltou, certo? E ao contrário, pense nas lojas onde o atendimento é sempre cordial, atencioso e personalizado. Certamente você retornou à loja e a recomendou para seus amigos e amigas, correto? Pois bem, essa é a estratégia de fidelização mais antiga e eficaz, para além dos recursos de marketing e outras estratégias. Preze sempre pelas boas relações e tenha sempre suas clientes por perto!

E então, o que achou de nossos passos para fidelizar clientes à sua loja? Está pronto para iniciar as estratégias e também para ajustar o seu atendimento ao que as clientes desejam e merecem? Conte pra nós através dos comentários!

Conseguir aumentar as vendas é sempre um desafio para o lojista, principalmente em períodos de desaquecimento na economia. As vezes é preciso ir além da queima de estoque e promoções e investir em técnicas duradouras e de longo prazo. Conhecer bem o próprio produto, acreditar em si mesmo e promover sempre a capacitação dos funcionários são apenas alguns dos recursos. O que você faz para concretizar mais vendas? Neste post vamos dar algumas dicas infalíveis. Confira!

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Defina bem seus objetivos

Isso inclui desde a seleção de produtos da loja até suas metas de venda. Se sua loja é especializada em bebês até 3 anos, não adianta colocar peças fora do contexto. Torne-se uma referência no seu setor. Também é importante definir metas de venda. É preciso ter um objetivo claro para poder correr atrás dele.

Acredite nos seus produtos

Para vender é preciso acreditar, pois os clientes são inteligentes o suficiente para descobrir que aquele produto não convenceu nem o dono da loja ou os vendedores. Se você não tem segurança sobre o que vende, procure novos fornecedores. Promova mudanças!

Conheça quem são seus clientes

Trace um perfil de quem é seu público. Conhecê-lo é essencial para que as estratégias de venda sejam montadas de forma personalizada. Crie um cadastro e peça para que preencham na hora da compra ou então façam um e-mail marketing para mandar depois. Mas atenção: se você optar pelo cadastro, lembre-se que consumidor de nenhuma área gosta de ficar muito tempo respondendo perguntas. Portanto, seja ágil e otimize essa ação.

Aposte na inovação

Procure saber quais as novidades em moda bebê e tente colocar isso disponível para o seu público. Uma dica é procurar publicações especializadas — de preferência estrangeiras — que mostrem as tendências antes de elas chegarem ao Brasil. Procure se antecipar para se diferenciar da concorrência.

Invista no pós-venda

O relacionamento com os clientes é ponto crucial pra aumentar as vendas. Faça com que eles voltem sempre. Um caminho para isso é investir no pós-venda. Peça um feedback sobre o atendimento, sobre os produtos comprados e tente se aperfeiçoar a partir das informações que receber.

Atente-se pra as redes sociais

Essa é uma bela maneira de manter seus clientes mais próximos de você. As redes sociais podem não ajudar a vender diretamente, mas fazem algo muito importante: fortalecem a marca e o relacionamento entre a empresa e o cliente. Tenha perfis ativos que promovam interação e que agreguem valor informativo ao seu público.

Treine bem seus funcionários

Seus vendedores precisam ser bem treinados ou as vendas não se concretizarão. Se for preciso, ofereça um curso de técnicas de vendas a eles. Essa dica vale até mesmo para o comerciante que não identifica problemas desse tipo na loja, afinal de contas, cursos de capacitação precisam ser feitos de maneira periódica.

Parta para o e-commerce

Imagine uma loja que funciona 24h por dia e que depende muito pouco de mão de obra? O e-commerce é uma ótima maneira de alavancar as vendas. O investimento não costuma ser tão alto, o alcance de clientela é enorme e o retorno geralmente é positivo. Pense no assunto. O e-commerce não precisa virar seu canal principal de vendas, mas como auxiliar ele pode funcionar muito bem.

E então, há alguma dessas dicas que você já tenha colocado em prática? Você tem alguma outra sugestão para compartilhar? Deixe o seu comentário e continue de olho no nosso blog!

 

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