Ter uma loja de roupas infantis pode até parecer uma tarefa fácil. Mas conseguir sucesso e atrair clientes para o seu comércio é uma tarefa que exige muita criatividade e conhecimento de mercado. O seu público é específico e você precisa saber criar estratégias para que eles se sintam motivados a entrar na sua loja.

E uma das formas mais inteligentes de fazer isso é decorando de forma convidativa a sua vitrine. Afinal de contas, você pode até ter uma loja impecável e linda por dentro, mas se você não souber chamar os clientes para dentro, os negócios nunca acontecerão, não é mesmo? Para te ajudar nesta missão de montar uma vitrine ideal, elaboramos este post cheio de dicas que você precisa colocar em prática! Continue acompanhando e confira!

Coloque uma boa iluminação

Muitos lojistas, não só de roupas infantis, mas de qualquer ramo, às vezes acabam  desconsiderando a iluminação da vitrine. Mas acontece que, mesmo que as roupas da sua vitrine sejam as mais bonitas e de melhor qualidade, se a iluminação do ambiente estiver precária elas possivelmente passarão despercebidas para quem estiver de fora.

Diante disso, não peque nesse detalhe que, com certeza, fará toda a diferença para o seu negócio e escolha uma iluminação ideal, que valorize as cores e a textura das roupas, para que os clientes possam ver de longe a qualidade dos produtos que você oferece.

Faça uma boa escolha das roupas que serão expostas

Se você quer atrair clientes para a sua loja de roupas infantis é preciso mostrar o que há de melhor nela. Escolha as roupas mais bonitas, combine com acessórios e deixe que o público veja que você tem os melhores produtos para oferecer.

Mostre que você possui roupas para bebês, crianças pequenas e até para o público juvenil, se for o caso. O importante é que os seus clientes saibam, logo quando passarem pela sua vitrine, que ali poderão encontrar o que estão procurando.

Inclua brinquedos na decoração

Se a sua vitrine é para o público infantil — e para os pais, é claro — é muito importante que ela passe imagem de conforto e instigue as crianças a visitá-la. Para isso, você pode investir em colocar na vitrine, junto às manequins com as roupas infantis, vários brinquedos e acessórios que sejam voltados para as crianças. Bonecas, ursinhos de pelúcia entre outros, são ideais para transmitir o estilo da sua loja. Não deixe de usá-los!

Escolha cores alegres

Você não precisa escolher roupas de cores espalhafatosas para chamar atenção dos seus clientes, mas elas precisam ser alegres, afinal, a sua loja é infantil, não é mesmo? Sendo assim, evite tons de cores tristes ou muito sóbrios e opte por itens coloridos e bonitos, mas sem tornar o visual da vitrine pesado. Da mesma maneira, é importante que as cores combinem entre si, para criar uma visualização agradável aos olhos dos clientes. Se você achar necessário, peça ajuda a alguém que entenda melhor do assunto.

Essas são apenas algumas dicas para que você consiga criar uma vitrine arrasadora para os seus clientes. Lembre-se que você precisa conhecer muito bem o seu público e, assim, não há como errar! Se você ainda ficou com alguma dúvida, não deixe de escrever para nós através dos comentários!

Você se empenhou e, finalmente, conseguiu montar uma loja infantil perfeita e com a qualidade incomparável! Você está de parabéns, afinal, o primeiro passo para o sucesso já foi dado. Porém, para conseguir que o negócio continue dando certo, há, ainda, muito trabalho pela frente. É preciso, nesta próxima etapa, atrair movimento para a sua loja, para que as pessoas conheçam o seu negócio e se tornem clientes efetivos. Mas como fazer isso? Continue acompanhando o nosso artigo e confira!

Prepare uma inauguração arrasadora

Quando tudo estiver preparado e a sua loja de roupas infantis estiver finalmente pronta para funcionar prepare uma inauguração de arrasar. Divulgue em todos os canais de comunicação que puder, focando, principalmente, nas redes sociais. Invista naquilo que agradará o seu público-alvo, que serão as crianças e, claro, os pais delas.

Ofereça salgadinhos, balas, música e faça um preço promocional de inauguração, para que mais pessoas fiquem encorajadas a comprar e a conhecer os seus produtos.

Não abra mão do marketing digital

Nos dias de hoje é praticamente impossível encontrar alguém que não tenha um perfil em alguma rede social ou que não acesse a internet, seja de smatphones, tablets ou computadores. Diante disso, é muito importante que você invista em divulgação com o marketing digital. Crie um site e blog para o seu negócio, estude em quais redes sociais o seu público se encontra com mais efetividade e esteja presente nelas.

Mas atenção: quando você criar um perfil da sua loja de roupas infantis em qualquer uma das redes sociais, certifique-se de que você terá uma presença efetiva para com o seu público. Se necessário, tenha uma equipe para cuidar dessas tarefas.

Realize promoções

As promoções são estratégias certeiras para garantir movimento nas lojas de roupas infantis. Mas é muito importante que elas sejam estudadas antes de serem colocadas em prática. Faça um relatório sobre os produtos que mais vendem e os que você gostaria que tivessem mais saída. Divulgue a sua promoção e trabalhe para que as pessoas que ainda não conhecem o seu negócio se sintam convidadas a visitar a sua loja, levar para casa algum item promocional e, mais tarde, retornar para realizar mais compras.

Valorize o atendimento ao cliente

Acredite: você pode ter o melhor produto e preços incomparáveis, mas se os seus clientes não forem bem atendidos na sua loja, é pouco provável que eles voltem a comprar, ou cheguem a indicar o seu negócio para familiares e conhecidos. Diante disso, instale na sua loja uma cultura de atendimento ao cliente. Explique para cada funcionário que os clientes precisam ser bem tratados, ter atendimento rápido e diferenciado e as demandas resolvidas. Vale, também, oferecer suporte tecnológico para que os seus funcionários possam ser agilidade na hora do atendimento ao cliente.

Promova eventos infantis

Para fidelizar seus clientes e atrair ainda mais pessoas para a sua loja, que tal promover, de tempos em tempos, eventos para as crianças? Você pode realizar eventos de contação de histórias, ruas de lazer, oficinas e teatros. Essa estratégia encanta não só os pequenos, mas também os pais, que passarão a visitar a sua loja sempre que precisarem de alguma roupa infantil.

Essas são algumas dicas que você pode colocar em prática para atrair mais pessoas para a sua loja. Use a sua imaginação, unindo-a com o conhecimento que você tem sobre o seu público e crie suas próprias maneiras de chamar os seus clientes para o seu negócio! Quer compartilhar a sua experiência com a gente? Escreva através dos comentários!

Muitos lojistas ficam em dúvida se vale a pena ou não participar de feiras de negócios. A resposta é sim, é muito importante participar. Existem vários motivos que tornam esses encontros bem produtivos e eles vão desde incrementar a rede de contatos, marcar presença como marca, até se manter atualizado sobre as tendências do mercado. Essas são iniciativas que podem fazer toda a diferença no sucesso do seu negócio. No post de hoje, vamos mostrar porque você não deve desprezar esses eventos. Aguardamos a sua visita na FIT 0/16!

 

Manter a rede de contatos atualizada

Mesmo que você não tenha comprado um stand de exposição, pode dar uma passada na feira para fazer networking. É sempre bom conhecer pessoas que trabalham no mesmo segmento que você. Em nenhuma outra ocasião haverá tanta gente da mesma área reunida em um mesmo lugar.

Portanto, vale a pena trocar ideias e fazer social, pois essas são excelentes oportunidades para dar uma conferida e avaliar se sua loja está indo contra ou a favor da maré. Como os outros lojistas estão fazendo para enfrentar a concorrência? Como eles têm se aproximado dos clientes? Quais as estratégias e comunicação? Converse e fique sabendo!

Participar de ciclos de palestras

Lembre-se que muitas dessas feiras também reúnem ciclos de palestras e você vai poder ouvir especialistas em assuntos de marketing, técnicas de vendas, relacionamento com funcionários e por aí vai. Com certeza é bem produtivo e informação nunca é demais.

Chance de conhecer novos fornecedores

Eles estarão por lá aos montes, seja em stands ou pelos corredores. Entenda que tê-los reunidos em um único espaço facilita muito a sua vida na hora de escolher. Pegue todos os contatos e se for preciso marque encontros para saber mais sobre cada um. Se você está em busca de diversificar sua rede de fornecedores, esta é a oportunidade ideal.

Ficar por dentro das novas tendências

Pode ter certeza de que o que há de mais moderno no mundo dos bebês estará na feira. Muitos dos expositores participam também de feiras internacionais e trazem novidades fresquinhas de outros cantos do mundo. Dar uma olhadinha é uma maneira de se manter atualizado quanto às tendências.

Promover a marca é uma das vantagens

Se você quer sair do anonimato, participe de eventos. A feira é uma boa ocasião para você se fazer conhecer e promover sua marca. Pode ser como expositor (mesmo que seja um stand pequeno) ou como visitante. Participar de feiras de negócios é também uma ferramenta de marketing, pense nisso.

Possibilidade de fechar contratos nas rodadas de negócios

Não se engane, as feiras podem ser um ótimo caminho para fechar negócios concretos. Muitos desses eventos têm as chamadas rodadas de negócio, que colocam fornecedores e compradores frente a frente para negociar. É ou não é uma boa maneira de conseguir preços mais baratos e comprar novidades?

Por isso sempre que você puder tente se manter antenado sobre as feiras do setor e use essa participação a seu favor. Você já participou desse tipo de feira? Teve uma experiência produtiva? Deixe o seu comentário!

Tão importante quanto criar estratégias para atrair novos clientes e fazê-los conhecer o seu estabelecimento, é criar estratégias para manter os clientes antigos, que já conhecem seus produtos e o seu atendimento. Se você não estabelece uma relação diferenciada com as mamães que frequentam a sua loja de enxovais e roupas para bebês, infelizmente elas se sentirão livre para buscar outras opções junto à concorrência. Portanto, é importante pensar em modos de fidelizar as suas clientes e estabelecer com elas uma relação de parceria e vantagens para ambos os lados. Quer saber como? Confira nossos passos para alcançar esse objetivo!

Cadastro de clientes

O primeiro passo rumo à fidelização dos seus clientes é a realização de um cadastro no momento da compra. O primeiro cadastro é feito com os principais dados, principalmente endereço e e-mail para que você possa direcionar suas campanhas e promoções. Caso o cliente já tenha cadastro, apenas registre as datas das compras que são realizadas na sua loja, que marcarão a assiduidade de seu consumo na loja.

Criação de promoções exclusivas

A partir da lista de clientes cadastrados, o próximo passo é mostrar a eles que comprar em sua loja significa vantagens exclusivas para quem já é cliente e conhece os seus produtos. Assim, além das promoções feitas para as pessoas em geral, a criação de promoções exclusivas para clientes tem um efeito psicológico bastante significativo, pois os clientes sentem-se presenteados e especiais com as campanhas próprias para eles. Desse modo, eles se sentirão parte de uma comunidade e estabelecerão uma relação de confiança e fidelidade com o seu estabelecimento.

Criação de um plano de fidelização

Um plano concreto de fidelização pode ser ainda mais eficaz do que as promoções exclusivas que ocorrem sem muita regularidade. Com um plano de fidelização, as clientes podem, por exemplo, acumular pontos através das compras e trocarem por mercadorias relacionadas ao número de pontos acumulados. O critério será o de quanto mais pontos, mais caro e especial será o produto. Isso incentivará as clientes a sempre comprarem em sua loja para, justamente, acumularem o máximo de pontos para trocarem pelo presente mais especial que espera por elas e pelo seu bebê!

O plano de fidelização pode ser realizado através de cartões fidelidade ou através de um número pessoal que será acessado a cada compra que, por sua vez, serão registradas para a acumulação de pontos. A criação de um site da loja para a cliente acessar seu perfil e os brindes disponíveis para a troca é um modo e tanto de garantir a fidelização e gerar empolgação em suas clientes prestes a tornarem-se fiéis de sua marca!

Atendimento

Esse é o passo mais óbvio e mais importante para a fidelização de clientes. Pense na sua experiência como consumidor e veja se você voltou às lojas onde os atendentes te trataram mal, com falta de paciência e sem a devida atenção. Com certeza você não voltou, certo? E ao contrário, pense nas lojas onde o atendimento é sempre cordial, atencioso e personalizado. Certamente você retornou à loja e a recomendou para seus amigos e amigas, correto? Pois bem, essa é a estratégia de fidelização mais antiga e eficaz, para além dos recursos de marketing e outras estratégias. Preze sempre pelas boas relações e tenha sempre suas clientes por perto!

E então, o que achou de nossos passos para fidelizar clientes à sua loja? Está pronto para iniciar as estratégias e também para ajustar o seu atendimento ao que as clientes desejam e merecem? Conte pra nós através dos comentários!

Conseguir aumentar as vendas é sempre um desafio para o lojista, principalmente em períodos de desaquecimento na economia. As vezes é preciso ir além da queima de estoque e promoções e investir em técnicas duradouras e de longo prazo. Conhecer bem o próprio produto, acreditar em si mesmo e promover sempre a capacitação dos funcionários são apenas alguns dos recursos. O que você faz para concretizar mais vendas? Neste post vamos dar algumas dicas infalíveis. Confira!

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Defina bem seus objetivos

Isso inclui desde a seleção de produtos da loja até suas metas de venda. Se sua loja é especializada em bebês até 3 anos, não adianta colocar peças fora do contexto. Torne-se uma referência no seu setor. Também é importante definir metas de venda. É preciso ter um objetivo claro para poder correr atrás dele.

Acredite nos seus produtos

Para vender é preciso acreditar, pois os clientes são inteligentes o suficiente para descobrir que aquele produto não convenceu nem o dono da loja ou os vendedores. Se você não tem segurança sobre o que vende, procure novos fornecedores. Promova mudanças!

Conheça quem são seus clientes

Trace um perfil de quem é seu público. Conhecê-lo é essencial para que as estratégias de venda sejam montadas de forma personalizada. Crie um cadastro e peça para que preencham na hora da compra ou então façam um e-mail marketing para mandar depois. Mas atenção: se você optar pelo cadastro, lembre-se que consumidor de nenhuma área gosta de ficar muito tempo respondendo perguntas. Portanto, seja ágil e otimize essa ação.

Aposte na inovação

Procure saber quais as novidades em moda bebê e tente colocar isso disponível para o seu público. Uma dica é procurar publicações especializadas — de preferência estrangeiras — que mostrem as tendências antes de elas chegarem ao Brasil. Procure se antecipar para se diferenciar da concorrência.

Invista no pós-venda

O relacionamento com os clientes é ponto crucial pra aumentar as vendas. Faça com que eles voltem sempre. Um caminho para isso é investir no pós-venda. Peça um feedback sobre o atendimento, sobre os produtos comprados e tente se aperfeiçoar a partir das informações que receber.

Atente-se pra as redes sociais

Essa é uma bela maneira de manter seus clientes mais próximos de você. As redes sociais podem não ajudar a vender diretamente, mas fazem algo muito importante: fortalecem a marca e o relacionamento entre a empresa e o cliente. Tenha perfis ativos que promovam interação e que agreguem valor informativo ao seu público.

Treine bem seus funcionários

Seus vendedores precisam ser bem treinados ou as vendas não se concretizarão. Se for preciso, ofereça um curso de técnicas de vendas a eles. Essa dica vale até mesmo para o comerciante que não identifica problemas desse tipo na loja, afinal de contas, cursos de capacitação precisam ser feitos de maneira periódica.

Parta para o e-commerce

Imagine uma loja que funciona 24h por dia e que depende muito pouco de mão de obra? O e-commerce é uma ótima maneira de alavancar as vendas. O investimento não costuma ser tão alto, o alcance de clientela é enorme e o retorno geralmente é positivo. Pense no assunto. O e-commerce não precisa virar seu canal principal de vendas, mas como auxiliar ele pode funcionar muito bem.

E então, há alguma dessas dicas que você já tenha colocado em prática? Você tem alguma outra sugestão para compartilhar? Deixe o seu comentário e continue de olho no nosso blog!

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