Conseguir aumentar as vendas é sempre um desafio para o lojista, principalmente em períodos de desaquecimento na economia. As vezes é preciso ir além da queima de estoque e promoções e investir em técnicas duradouras e de longo prazo. Conhecer bem o próprio produto, acreditar em si mesmo e promover sempre a capacitação dos funcionários são apenas alguns dos recursos. O que você faz para concretizar mais vendas? Neste post vamos dar algumas dicas infalíveis. Confira!

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Defina bem seus objetivos

Isso inclui desde a seleção de produtos da loja até suas metas de venda. Se sua loja é especializada em bebês até 3 anos, não adianta colocar peças fora do contexto. Torne-se uma referência no seu setor. Também é importante definir metas de venda. É preciso ter um objetivo claro para poder correr atrás dele.

Acredite nos seus produtos

Para vender é preciso acreditar, pois os clientes são inteligentes o suficiente para descobrir que aquele produto não convenceu nem o dono da loja ou os vendedores. Se você não tem segurança sobre o que vende, procure novos fornecedores. Promova mudanças!

Conheça quem são seus clientes

Trace um perfil de quem é seu público. Conhecê-lo é essencial para que as estratégias de venda sejam montadas de forma personalizada. Crie um cadastro e peça para que preencham na hora da compra ou então façam um e-mail marketing para mandar depois. Mas atenção: se você optar pelo cadastro, lembre-se que consumidor de nenhuma área gosta de ficar muito tempo respondendo perguntas. Portanto, seja ágil e otimize essa ação.

Aposte na inovação

Procure saber quais as novidades em moda bebê e tente colocar isso disponível para o seu público. Uma dica é procurar publicações especializadas — de preferência estrangeiras — que mostrem as tendências antes de elas chegarem ao Brasil. Procure se antecipar para se diferenciar da concorrência.

Invista no pós-venda

O relacionamento com os clientes é ponto crucial pra aumentar as vendas. Faça com que eles voltem sempre. Um caminho para isso é investir no pós-venda. Peça um feedback sobre o atendimento, sobre os produtos comprados e tente se aperfeiçoar a partir das informações que receber.

Atente-se pra as redes sociais

Essa é uma bela maneira de manter seus clientes mais próximos de você. As redes sociais podem não ajudar a vender diretamente, mas fazem algo muito importante: fortalecem a marca e o relacionamento entre a empresa e o cliente. Tenha perfis ativos que promovam interação e que agreguem valor informativo ao seu público.

Treine bem seus funcionários

Seus vendedores precisam ser bem treinados ou as vendas não se concretizarão. Se for preciso, ofereça um curso de técnicas de vendas a eles. Essa dica vale até mesmo para o comerciante que não identifica problemas desse tipo na loja, afinal de contas, cursos de capacitação precisam ser feitos de maneira periódica.

Parta para o e-commerce

Imagine uma loja que funciona 24h por dia e que depende muito pouco de mão de obra? O e-commerce é uma ótima maneira de alavancar as vendas. O investimento não costuma ser tão alto, o alcance de clientela é enorme e o retorno geralmente é positivo. Pense no assunto. O e-commerce não precisa virar seu canal principal de vendas, mas como auxiliar ele pode funcionar muito bem.

E então, há alguma dessas dicas que você já tenha colocado em prática? Você tem alguma outra sugestão para compartilhar? Deixe o seu comentário e continue de olho no nosso blog!

 

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Facebook, Twitter e Instagram são ótimas ferramentas de fortalecimento de marca e de comunicação com os clientes. Mas para que eles funcionem bem, precisam ser usados de maneira eficiente, obedecendo a certas regrinhas e lançando mão de alguns recursos. Quer saber como se destacar dos concorrentes usando as redes sociais a seu favor? Leia nosso artigo!

 

 

Tenha um perfil exclusivo para a empresa

Para começar, separe pessoal do profissional. Não use seu perfil pessoal para comunicar ou promover assuntos relacionados à loja. Isso vai dar mais credibilidade e um toque mais sério. E vale lembrar que a recíproca é verdadeira: não use o perfil da empresa para postar fotos pessoais ou fazer comentários que nada tenham a ver com o seu negócio!

 

Coloque conteúdo relevante

Uma das maneiras mais fáceis de fazer crescer sua comunidade nas redes sociais é colocando assunto que interesse a elas. Não precisa se restringir aos produtos à venda. Fale sobre comportamento de mamães e bebês. Compartilhe matérias de revistas especializadas em pais e filhos e todo tipo de assunto que possa ser relevante para o seu público.

As promoções também são bem-vindas, mas não fique preso somente a isso. Mostre que o conhecimento da sua empresa vai bem além dos produtos. Você realmente conhece o assunto.

 

Publique de maneira contínua

Outra forma de aumentar sua rede de seguidores é publicar de maneira contínua. Algumas redes sociais como o Facebook, por exemplo, consideram relevante apenas aqueles perfis que postam de maneira sistemática. Então, programe-se para postar pelo menos uma vez por dia alguma coisa interessante. No Twitter e Instagram o ideal é que sejam 4 a 6 vezes por dia. Se faltar tempo existem, empresas de marketing online que oferecem esses serviços.

 

Preste atenção no horário da publicação

A maior parte das redes sociais já têm ferramentas que permitem identificar os horários que suas publicações fazem mais sucesso. Será que o seu público é mais matutino, vespertino ou noturno? Em quais horários as postagens geram mais comentários ou compartilhamentos? Encontrar esses dados vai ser importante para concentrar suas publicações nos momentos que podem gerar mais engajamento. O timing da mídia social é muito importante!

 

Publique imagens

Outra boa maneira de aumentar o engajamento nas redes sociais é através da inclusão de imagens em suas mensagens. As fotos no Facebook ganharam muita importância. Você não precisa de fixar apenas nas fotos de produtos. Uma das coisas que fazem mais sucesso na Internet são as fotos de bebês, então sempre que puder compartilhe imagens de outros artigos na sua página.

E não se esqueça, ainda, de botar todos os botões das redes sociais no seu site da loja e no seu blog. A maioria dos blogs têm botões de compartilhamento social bem visível para incentivar os leitores a compartilhar o artigo. Diante disso, mãos à obra então porque as redes sociais são um bom caminho para estreitar o relacionamento e engajar seus clientes!

 

Você já faz uso destas ferramentas na sua loja de roupas de bebê? Tem tido experiências positivas com esta estratégia? Conte para nós através dos comentários!

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